Wrongdoing

Wrongdoing é o nome temporário da menina - heroína que tem vindo a desenvolver-se e a ganhar forma no trabalho de Mariana Bacelar.

Passeando-se por entre a história das culturas, a figura caracteriza-se pela capacidade de se metamorfosear em qualquer personagem infantil feminina de uma fábula, um conto de fadas, uma aventura, um mito, um cartaz publicitário. Para além do espaço e do tempo, a figura afirma-se através da criação de um referente visual que consubstancia na plenitude a identidade pós-mordena: dinâmica, fluida, fragmentária e múltipla.

A figura passeia-se por todo o mundo geográfico real ou imaginário, de Guimarães a Lijiang ou de uma floresta desconhecida ao paraíso perdido. Passeia-se em todo o tempo, passado e futuro, desde a Grécia clássica à contemporaneidade robótica.

A Wrongdoing vai adquirindo matéria diferente. Pode ser dura e permanente de cimento ou de resina, mas também efémera, macia, comestível, quando se faz de gelatina ou chocolate. Pode ser indigesta ou venenosa e pode perder-se ao fazer as delicias de uma refeição partilhada. Às vezes esvai-se na intangibilidade de uma imagem projectada em qualquer canto.

Multiplica-se e gera múltiplos (como em “Wrong Doing I” ou em “Hoje foste um bom robot?”); divide-se (como em “Finish Your Food”); revolta-se (“Lost Paradise – The Newton Apple); apavora-se (Globarbarização); e floresce (“A menina jardim”).

No seu conjunto, a artista coloca-nos perante imagens de reprodução, multiplicação, clonagem, multiplicação, perseguição, opressão, libertação, manipulação ou liberdade... Imagens que nos falam de relações de poder, reais e imaginárias, criando um paradoxo que é, afinal, o da complexidade contemporânea de uma realidade onde nada é apenas aquilo que é, mas também algo do seu contrário: uma inocência infantil (que talvez não seja tão inocente), uma vulnerabilidade (que talvez não seja tão vulnerável), uma maturação (que talvez não assim tão madura).

Uma figura de criança que assinala o potencial latente de um fluxo de mudança e que transformada no icón do trabalho da artista, insiste em escapar-se-nos, como se nos escapam os mitos ou os símbolos, sempre que temos a veleidade de os querer agarrar ou confinar. A Wrongdoing fala-nos, e vai continuar a falar-nos, de identidade, diversidade, homogeneização, globalização, localidade, reprodução, singularidade, tradição e pós-modernidade.

Se em a “A Menina Jardim”, utilizando elementos compositivos vivos, Mariana Bacelar dá vida à arte e afirma uma cultura que não se opõe à natureza, mas que com ela vive em harmonia, pelo contrário, em a “Globarbalização”, a artista perante Saturno, esse deus que tudo devora, isto após aquilo e um após o outro, sem distinção, e nos recordando da última e, talvez, única igualdade.

O trabalho de Mariana Bacelar habita um espaço intersticial no qual confluem, em simultâneo, tradições filosóficas asiáticas e tendências da pós-modernidade. Em última análise, Mariana Bacelar fala-nos de uma nova ética. Uma ética situacional capaz de conferir dignidade às escolas individuais e de, simultaneamente, restaurar as ligações entre as idades, os géneros, as culturas, os indivíduos, os seres vivos e o cosmos.



Wrongdoing is the temporary name of the little girl – heroine who as been developing and taking form in Mariana Bacelar’s work.

Wandering across the history of cultures, this figure is marked by the capacity to metamorphose into any female infant character in a fable, a fairy tale, an adventure, a myth, a publicity placard. Beyond space and time, the figure asserts itself through the creation of a visual referent that entirely personifies post-modern identity: dynamic, fluid, multiple and fragmentary.

The figure strolls all over the geographic world, real or imaginary, from Guimarães to Lijiang, or from an unknown forest to the Lost Paradise. It wanders through the ages, past and future, from classic Greece to robotic actuality.

Wrongdoing embodies different substances. It can be hard and permanent, made of concrete or resin, but it can also be transient, soft and eatable, when it becomes jelly or chocolate. It can be indigestible or poisonous, or lose itself when turning into a shared meal’s delicacy. Sometimes it just fades away in the intangibility of an image projected in any corner.
It becomes multiple (like in “ Wrongdoing I” or “ Have you been a nice robot today?); it is rebel (“Lost Paradise, Newton’s Apple”); it is terrified (“Globarbarização”); and it blossoms (“The Garden Girl”)

In a general sense, the artist places us in the presence of images of reproduction, multiplication, cloning, persecution, oppression, liberation, manipulation or freedom. Images that speak of relations of power, real and imaginary, generating a paradox which is, after all, that of contemporary complexity of a reality where nothing is only what it is but also something of it-s contrary: a childish innocence (that maybe is not so innocent), a vulnerability (that maybe is not so vulnerable), a maturation (that maybe is not so mature).

A puerile figure that marks the hidden potential of a change flow and that, having become the artist’s icon, insists in eluding us, as myths or symbols do, whenever we fancy to grab them or confine them. Wrongdoing talks and will keep talking about identity, diversity, homogenization, globalization, localization, reproduction, singularity, tradition and post-modernity.

If in “The Garden Girl”, by assembling living elements in a composition, Mariana Bacelar gives life to art and stands for a culture that doesn’t oppose to nature but lives in harmony with it, in “Globarbarização”, on the contrary, before Saturn, that god who devours everything, this after that, one after the other, without distinction, the artist reminds us of the last, and maybe the only one, equality.

Mariana Bacelar¬’s work inhabits an interstitial space in which Asiatic philosophical traditions and post-modernity tendencies flow together. In the long run, Mariana Bacelar talks about a new ethics. A situational ethics capable to impart dignity to individual options and, simultaneously, re-establish the links between generations, cultures, individuals, living beings and the Cosmos.

Margarida Saraiva
Macao Museum of Art researcher
Master in European Cultural Planning by De Monfort University, Leicester, United Kingdom

2007