Tales of Wrongdoing

This body of work is about power and domination. I am addressing the theme of the master-slave relationship within normalized social roles and behavior. It is when someone chooses to impose unjust power over another. The master-slave theme can also be perceived on a global scale. In my journey that took me, by land, from Europe to China (from West to the East) I observed the negative effects of corporate globalization where nations, cultures and identities are being homogenized in the pursuit of profit and power.

Significant to this body of work is the painting entitled Cronos by Goya in which a giant is depicted consuming his son in fear of losing his power to him. Another motivation on this work is the story of the biblical figure Jonah and the whale. It is a story where the whale consumes Jonah in which he lives inside its stomach for three days but then survives. I see this story as metaphor for the possibility of rebirth. These two stories are of central concern to me because I see them as powerful allegories telling two different stories of struggle within the master-slave relationship.

In this body of work I employ the giant metaphor within different childhood scenarios. I try to use the condition of innocence within childhood as a way to represent vulnerability as well as processes of maturation within society and the individual. In many of my works I present a young heroine. This heroine originates from the memories of my childhood books. The heroines in these books are used as representations of roles models for socially acceptable behavior for young girls. In coming to China, I discovered that the images of the idealized western girl and eastern girl are identical with the exception of the shape of the eyes and the party ideologies of individualism and collectivism. I play with this icon and I try to give another life to these heroines where the unreal talks about the real.

Wrongdoing é o nome de uma menina-heroína que tem vindo a desenvolver-se e a tomar lugar no meu projecto. É uma personagem dos livros da minha infância e da qual me apropriei como cicerone de diferentes fábulas/aventuras sobre a realidade.

Interpretando diferentes personagens da história das culturas, esta menina faz-se passar por figuras mitológicas femininas que servem de parábola para os temas que pretendo abordar.

E esses temas são o autoritarismo e a manipulação em diferentes tipos de relações de poder. Tanto a nível dos comportamentos sociais normalizados, quando alguém impõe injustamente a sua autoridade sobre o outro, como a nível global onde a chamada globalização corporativa impõe o seu interesse económico de forma a homogeneizar culturas e identidades específicas.

Destes temas surgem imagens que utilizo e desenvolvo no meu trabalho tais como a clonagem ou multiplicação, a perseguição e o medo, a aglutinação ou devoração, a inquisição, a opressão.

Estas imagens são sempre integradas em diferentes cenários infantis. Desta forma pretendo usar a condição da inocência infantil como forma de representar a vulnerabilidade, bem como os processos de maturação na sociedade e no individuo.
O facto de as protagonistas destes temas serem crianças é porque vejo nelas a capacidade latente de rebelião e mudança. Considero esta vitimização como um estado temporário de sujeição e não como uma condição perpétua.

Os mitos, as fábulas e os ícones, devido ao seu carácter metafórico e fantástico, foram desde sempre a forma por excelência de divulgar regras e ideais de conduta nas sociedades. Tal é o caso das heroínas dos livros da minha infância que eram representações do ideal social de menina, ditando assim desde a infância o papel da mulher na sociedade.

No meu projecto pretendo reinterpretar antigos mitos e símbolos que me parecem ainda actuais e trabalhá-los numa linguagem plástica e visual, utilizando a escultura e o vídeo em instalações/cenários de forma a potenciar o imaginário e o sonho. Pretendo usar a alegoria como forma de interpretação e diálogo sobre a contemporaneidade.

Haidong, Lijiang, China, Março de 2007
Texto para a exposição no Haidong Exhibition Space em Março de 2007